sábado, 12 de fevereiro de 2011

OFF - Mãos ocultas editam matéria do Fantástico sobre as poluídas praias de São Luís

Na semana passada (06/02/2011) o Fantástico exibiu uma matéria sobre a poluição e sujeira das praias Brasileiras. Como era de se esperar a campeã de sujeira foi São Luís, em especial a praia do Calhau, no qual foi colhido nada mais nada menos que 3 toneladas de lixo. De modo que assim se encontrava a matéria logo após ser exibida em todo o país pela TV:

"Você acha que na Inglaterra a moça enterraria o cigarro na areia? “Não, em Londres não tem praia”, debocha a turista inglesa. A amiga tenta consertar e diz que pode recolher, mas achar a guimba não é fácil. Agora imagine o trabalho dos garis no fim de um dia de praia lotada?

Quer saber o quanto esta sujeira toda pesa? O Fantástico fez o teste em quatro regiões do Brasil, medindo o volume de lixo recolhido ao longo de um quilômetro de praia, em um domingo de sol. Os trechos escolhidos são os mais badalados do litoral.

Começamos lá em cima no mapa, em São Luiz do Maranhão, na Praia do Calhau. Está até difícil de ver a areia. Foram três toneladas de lixo. “E o lixo não é de barraca, nem da Avenida Litorânea, é exatamente aquilo que o usuário deixa na beira da praia”,

A próxima parada é Fortaleza, no Ceará. A imagem não combina nada com a beleza da Praia do Futuro. No local, os garis recolheram 800 quilos de lixo. O mais comum é a casca de coco.

Nossa equipe encontrou uma "salada de frutas" na Praia da Redinha, em Natal. No local, o pessoal fica tão acomodado que nem ouve o aviso. O alto-falante avisa: "banhista, por favor, não jogue lixo na praia". Somando pernas de caranguejo e o que ficou pela areia, foram 1.550 quilos de lixo.

Na capital pernambucana, os recifes, que deram nome à cidade, são agredidos pelos copos plásticos. Em um quilômetro da Praia de Boa Viagem, foram recolhidas 2,5 toneladas de resíduos.

E agora um salve para Salvador. No teste feito pelo Fantástico no ano passado, Piatã tinha ficado com o título de praia mais suja do Brasil. Foram 7,5 toneladas de lixo. Desta vez, os baianos tiveram um desempenho muito melhor: 2 toneladas e 390 quilos. 

E o domingão na Baixada Santista? O rap está animado, mas é preciso guardar fôlego para juntar 2.150 quilos de lixo que os banhistas deixaram para trás.

“É horrível entrar no mar e não conseguir andar de tanta sujeira”, comenta a estudante Aline Pires. “É lamentável, nasci e criei aqui. A gente lamenta muito a sujeira e a falta de consciência”, critica o aposentado Adilson Masagão.

Nós também lamentamos, Adilson. No Sul, encontramos praias mais limpas. Canasvieiras, no norte da ilha de Florianópolis, está cheia de turistas nessa época, e encontramos mais gente com o péssimo hábito de enterrar o lixo.

De lixinho em lixinho, foram 800 quilos de resíduos. E olha que a cada 30 metros tem uma lixeira. Mas o volume que pesamos foi só do lixo que estava na areia.

Capão da Canoa é a praia preferida dos gaúchos. Estreante no teste, foi a que se saiu melhor. Foram recolhidos 700 quilos de lixo em um quilômetro.

E qual é a praia que mais representa o Brasil? A primeira que vem à cabeça é Copacabana. Nós pulamos o Rio de Janeiro no mapa de propósito, porque a sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 ganhou medalha de ouro em lixo na praia. Foram 2.800 quilos. Foi quase cinco vezes o volume do ano passado, quando a coleta foi de 870 quilos de lixo."



Porém I, no final do programa ainda na mesma noite, o link da matéria ficou fora do ar. Somente após alguns dias durante essa semana o link voltou o ar, PASMEM, com a matéria e video devidamente editados e São luís e praia do calhau não aparecem mais na mesma. Eis o link: http://fantastico.globo.com/Jornalis...-15605,00.html


Porém II, a mão misteriosa teve um pouco de azar pois o video com a matéria ORIGINAL, exibida na edição do dia 06 de Janeiro de 2001 se encontra na íntegra no youtube:





De quem será essa mão misteriosa que obrigou o Fantástico a editar tal matéria?

- Vamos orar para que apareça o causador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário